Estaduais devem começar mais cedo em 2018

baiano
Os principais estaduais do país podem ter suas rodadas adiantadas em virtude do calendário apertado em 2018. (foto: reprodução/Rede Bahia)

Da Redação

A CBF ainda não determinou como vai ficar dividido o calendário do futebol brasileiro em 2018, mas já está definido que os estaduais vão começar em janeiro, por causa da Copa do Mundo do ano que vem. A realização do Mundial faz com que o número de datas disponíveis fique reduzido, afetando diretamente as principais federações estaduais que tem campeonatos de até 18 datas.

No caso específico do Baianão – que já tem sido reduzido e que no ano que vem contará com 10 clubes – fica a incógnita quanto a data de início. Nos últimos anos a estreia da competição sempre tem acontecido no último domingo de janeiro ou no primeiro de fevereiro, permitindo com que os clubes tenham os 25 dias de pré-temporada pedidos pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais (Fenapaf), um adiantamento do Baiano representaria um corte nesses 25 dias, já que pela lei nenhum campeonato pode começar sem que os atletas tenham os 30 dias de férias anteriores a essa pré-temporada.

Para Bahia e Vitória que estão no Brasileirão da Série A, esses 30 dias de férias começarão logo após a última rodada do torneio em 03 de dezembro, indo até o dia 03 de janeiro. A Fenapaf tem cobrado dos clubes que respeitem o período de pré-temporada para os atletas após as férias. Outro agravante é que os clubes da Bahia ainda dividem suas atenções no primeiro semestre com a Copa do Nordeste que começa em datas próximas do início do Estadual. Tendo como base o Baiano deste ano – que teve 11 participantes – 15 datas foram utilizadas, a depender do regulamento do ano que vem, a FBF tanto pode diminuir para 13 datas quanto usar as 18 disponíveis, tudo vai depender dos clubes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s