Lucas Tinôco comenta nova convocação de Tite

Por: Lucas Tinôco

(Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

O técnico da seleção brasileira convocou na manhã desta sexta-feira (15), os atletas que participarão dos dois últimos jogos do time canarinho pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, para a qual o Brasil foi a primeira seleção se classificar (fora a anfitriã Rússia).

Nesta última lista, Tite apresentou algumas surpresas. Nomes como os de Jemerson, Danilo, do jovem Arthur, os meias Diego e Fred e do atacante Diego Tardelli surpreenderam o torcedor brasileiro. No entanto, próximo dos últimos testes antes da maior competição de futebol do mundo, o treinador parece não satisfeito com seus últimos testados nestas posições (Rodrigo Caio, Fágner, Giuliano, Luan e Taison).

O lateral-direito Fágner e o meia Giuliano estiveram em todas as convocações desde que Tite assumiu o comando da seleção. O que tinham pra mostra, já foi mostrado. A mudança dá a entender que não foi satisfatório.

Confira a convocação comentada por setores:

Goleiros (Alisson, Ederson e Cássio): Alisson é titular absoluto e assim deve continuar até a Copa. Nesta semana foi monstruoso e salvou a Roma na Liga dos Campeões, ficando até na seleção da rodada. Ederson tem a confiança de um dos maiores treinadores do futebol mundial, é jovem e titular do forte Manchester City de Pep Guardiola. Apesar de reserva na seleção, Tite certamente ver ele como o titular em um futuro próximo. Cássio hoje é o terceiro goleiro. Voltou aos bons momentos na meta corintiana e merece estar lá, no entanto, prefiro Vanderlei. Acho que boa parte do torcedor concordo que o goleiro do Santos merece ainda mais. A posição, contudo, está longe de ser problema.

Zagueiros (Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Jemerson): Marquinhos e Miranda são os titulares. O segundo foi cortado do jogo passado após uma pancada fortíssima na cabeça. Thiago Silva, capitão da última Copa, segue correndo por fora e é nome praticamente certo. Jemerson, jovem zagueiro revelado pelo Atlético-MG e baiano de Jeremoabo, começou a temporada voando pelo Mônaco. Fez gols nas duas primeiras partidas e foi chamado pro lugar de Miranda, após o fato relatado acima. Parece ter agradado mais que Rodrigo Caio nos treinos e agora recebe uma nova chance.

Laterais (Daniel Alves, Danilo, Marcelo e Filipe Luís): A lateral-esquerda certamente será essa. Marcelo seguirá como titular, afinal é o melhor do mundo na posição. Filipe Luís seguirá sendo o seu reserva e também é muito bom. Daniel Alves, o melhor do mundo na sua respectiva lateral, também está garantido. O seu reserva, no entanto, é uma das grandes incógnitas para Tite. Fágner, do Corinthians, vinha sendo testado desde que ele assumiu o comando, mas nesta última fase perde a vaga para Danilo, que tem recuperado o seu bom futebol no Manchester City, e tem totais condições de ganhar a vaga.

Volantes (Casemiro, Fernandinho e Arthur): O titularíssimo da posição é Casemiro. Domina a sua faixa no campo tanto quando joga pelo Brasil quanto pelo Real Madrid, onde também é absoluto. Fernandinho, do Manchester City, certamente será o seu reserva na Copa. Agora a grande surpresa da convocação é mesmo o jovem Arthur. Aos 21 anos, ele tem jogado muita bola pelo Grêmio, onde está perto de uma renovação de contrato, e já ganha a chance de jogar em meio a tantos craques. Merece ser chamado, pois tanto pode jogar de volante como mais a frente nas vagas de Renato Augusto ou Paulinho. Vai ter que provar que merece estar entre os convocados finais.

Meias: Paulinho, agora do Barcelona, provou ser extremamente útil na seleção de Tite. Mesmo com tantas críticas, inclusive deste comentarista que vos escreve, ele provou que merece ir para sua segunda Copa do Mundo. Renato Augusto é uma grande ressalva. Apesar de ter total confiança do treinador, passa por um momento muito ruim. Pelo menos há quatro jogos oficiais é invisível em campo, inclusive sendo substituído em três destes. Apesar de tudo isto, dificilmente perderá a vaga. Coutinho é absoluto e já está garantido, dá flutuação independente se mais centralizado ou aberto, além de liberar um pouco Neymar na criação de jogadas. Provou no duelo contra o Equador que é crucial para a equipe. William também estará na Copa, mas dificilmente será titular. Jogador importante, marcou um gol digno de Puskas contra a Colômbia mas oferece bem menos ao time do que Coutinho.

Agora os dois novos nomes para a posição são discutíveis. Diego é importantíssimo pro Flamengo mas nem de longe vive seu melhor momento para o rubro-negro. Sua qualidade é inegável, mas precisará jogar muito mais do que tem jogado se quiser estar na Copa. O outro nome é Fred, do Shakhtar Donetsk. Titular absoluto na equipe ucraniana, é polivalente e pode substituir tanto Renato Augusto quanto Paulinho. Merece estar de volta a seleção. Certamente Tite tava assistindo a um jogo do Shakhtar e percebeu que tava convocando o atleta errado (Taison não, professor!)

Atacantes (Gabriel Jesus, Neymar, Firmino e Diego Tardelli): Jesus e Neymar, ao lado de Coutinho, é o trio que nos trará o hexa (ouvi um amém?). Ambos absolutos nesta seleção e não tem nem muito o que dizer a não ser pedir que o menino Ney solte um pouquinho mais a bola (thanks). Roberto Firmino, apesar de não dar confiança para boa parte do torcedor, deve mesmo ser o reserva do 9 titular. Tem assumido a responsa no Liverpool principalmente nos jogos em que Coutinho não atuou. Dá muita mobilidade no ataque, pode atuar mais recuado e tem uma visão de jogo apuradíssima, já que apareceu para o mundo atuando como armador no Hoffenheim. Acredito que estará na Copa.

Por último, colocando até em um parágrafo separado, Tite convocou Diego Tardelli. O ex-um monte de time no Brasil tá no Shandong Luneng e bem escondido. Ninguém tem escutado falar nele e o mito Adenor nos aparece com essa convocação. Ok, ele foi um dos que salvava na péssima seleção de Dunga e também em outros anos. Tá com uma idade já avançada mas pode ser uma opção diferente do que Taison é, por exemplo. Taison joga aberto e creio que mal joga centralizado. Tardelli pode fazer qualquer um dos papéis, a depender do que o treinador quiser. É um nome extremamente discutível, mas prefiro o dele do que outros já testados.

Essas foram as minha percepções, lembrando que o veículo não partilha das mesmas opiniões (ou partilha, não sei). Espero que gostem e até a próxima!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s